A primeira câmera fotográfica instantânea no mercado apareceu em 1948, com o modelo 95 Land Camera. Durante essas sete décadas, essas câmeras experimentaram altos e baixos. Sem dúvida, apesar do aparecimento de versões exclusivamente digitais, os snapshots têm mantido grande popularidade.

A magia de poder desfrutar de uma foto imediatamente depois de a tirar não tem preço. Em qualquer caso, nem sempre é fácil escolher o modelo mais adequado de câmara de fotografia instantânea. Você precisa ter em mente uma série de aspectos e critérios de compra. Para facilitar-lhe nesta árdua tarefa, desenvolvemos este guia, que o ajudará a conhecer melhor este produto.

As coisas mais importantes em resumo:

  • A última moda é comprar câmaras fotográficas digitais e híbridas, que lhe permitem escolher e editar as suas fotografias antes de as imprimir. Naturalmente, muitos entusiastas da fotografia preferem experimentar a magia da experiência analógica e continuam a escolher os modelos mais clássicos.
  • Não há dúvida de que os fabricantes mais prestigiados de câmaras instantâneas são a Fujifilm e a Polaroid. É claro que tanto a Leica quanto a Lomography também são marcas especializadas neste tipo de aparelho e que gozam de grande popularidade.
  • Como com qualquer câmera, você pode usar câmeras instantâneas para capturar memórias de suas viagens ou momentos especiais. Da mesma forma, você pode usá-los em festas e eventos especiais, ou para apresentar crianças e jovens ao fascinante mundo da fotografia.

Quais são os principais usos de uma câmera instantânea?

Os possíveis usos das câmeras instantâneas são muitos. Para começar, você pode usá-las para tirar fotos de suas viagens ou momentos especiais, como faria com qualquer outro tipo de câmera. Você também pode usá-los durante festas ou eventos onde você quer dar aos seus convidados uma memória instantânea.

Outro uso possível destas câmaras é introduzir as crianças no mundo mágico da fotografia. Imagine os seus rostos espantados quando virem a foto no papel. Existem também modelos específicos para crianças. E, sem dúvida, essas máquinas podem ser usadas para criações artísticas.

Quem você recomendaria para comprar uma câmera instantânea?

As câmeras instantâneas são ideais para todas aquelas pessoas que olham para a vida de forma diferente. Mesmo para crianças, já que são perfeitas para introduzi-las no mundo da fotografia. Também são recomendados para profissionais que trabalham em eventos onde a impressão imediata de fotografias é necessária.

Como funciona uma câmara instantânea?

Nem todas as câmaras instantâneas funcionam da mesma maneira. Em geral, as principais diferenças podem ser vistas entre câmeras analógicas e digitais. No primeiro, a luz entra na câmera através da lente e é impressa no filme. Em seguida, a câmera libera o papel fotográfico ativando os produtos químicos que permitem que a foto apareça.

A bateria das câmaras instantâneas pode ser recarregável ou pode funcionar através de pilhas AA.

Quais são os erros mais comuns quando se usam câmeras instantâneas?

Um dos erros mais comuns é não remover a protecção (cartão preto de protecção) antes de utilizar a câmara pela primeira vez. Outro dos erros mais comuns é sacudir a foto depois de tirá-la. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, isto não vai fazer a foto aparecer mais rapidamente. É melhor esperar alguns minutos para que se desenvolva por si só.

Da mesma forma, acontece muito frequentemente que as pessoas não usam todas as funções da câmara, por isso não fazem pleno uso dos seus dispositivos fotográficos. Da mesma forma, é muito comum começar a utilizar a câmara sem ler o manual de instruções. Finalmente, outro erro típico é empilhar as fotos de forma errada.

Onde posso comprar papel para câmaras instantâneas?

Esta é provavelmente uma das principais preocupações que você terá ao comprar uma câmera instantânea. Sem dúvida, pode estar descansado. Em geral, não é difícil encontrar papel para câmeras instantâneas. Para começar, você sempre pode comprá-los em lojas online como a Amazon.

Além disso, os grandes retalhistas como a Fujifilm garantem que pode comprar cartuchos de papel para a sua câmara em praticamente qualquer parte do mundo. Então, você pode encontrar este papel fotográfico em todas as lojas de fotografia especializadas e na maioria das grandes áreas comerciais.

Critérios de compra

Se você decidiu comprar uma câmera instantânea, é essencial que você leve em conta uma série de aspectos. Para facilitar a sua vida, selecionamos o que consideramos ser o critério mais importante. Esperamos que eles sirvam de guia para ajudá-lo a avaliar a melhor relação custo-benefício possível para a câmera que você compra.

Você não vai precisar do mesmo modelo de câmera se tiver que dar um presente ou tirar fotos em um casamento ou festa de aniversário. Neste último caso, você pode estar interessado em um modelo de câmera barato e fácil de usar. Se você precisa de uma câmera com bom desempenho, você pode querer comprar a Fujifilm Instax Square SQ10.

O Instax Square SQ10 é uma boa opção, mesmo se você quiser fazer uso criativo da câmera. Da mesma forma, você não precisará da mesma câmera para tirar fotos de suas viagens ou para deixar seus filhos aprenderem a magia da fotografia. Assim, para este último caso recomendamos o Fujifilm Mini 8 ou, em alternativa, o Snap Touch da Polaroid.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *