
A Liga dos Campeões viveu uma terceira jornada recheada de golos: 74 em 18 jogos, média de 4,1 por encontro. O Paris Saint-Germain, número 1 do ranking, venceu o Barcelona, número 2. O Real Madrid derrotou o RB Leipzig, o Liverpool bateu o Villarreal, o Real Betis superou o Feyenoord e o Aston Villa venceu o Viking FK. As cinco equipas mantêm o pleno de vitórias (3-0-0). O Como goleou o Manchester United e colocou em dúvida o futuro de Michael Carrick. O outro grande jogo da semana foi o 2-2 entre Bayern de Munique e Arsenal, na Allianz Arena, com Bukayo Saka a sair lesionado cedo.
Gab Marcotti, Sam Tighe, Mark Ogden e Beth Lindop analisam o que se passou.
O PSG vai arrepender-se de ter ido tão a fundo contra o Barcelona?
O PSG ganhou a batalha com um 4-2 em casa na fase de liga, mas pagou o preço. Ousmane Dembélé saiu a coxear aos 20 minutos, e Marquinhos e Khvicha Kvaratskhelia deixaram o jogo lesionados à hora de jogo. Kvaratskhelia, um dos melhores jogadores do mundo, já foi afastado pelo resto da época com rutura do ligamento cruzado anterior. Perde-se uma estrela tão cedo na campanha, e isso pode comprometer o sonho de um tricampeonato europeu?
Ogden não alinha neste argumento. Os jogadores podem lesionar-se a qualquer momento, e Kvaratskhelia, Dembélé ou Marquinhos podiam ter sofrido o mesmo no jogo de domingo da Ligue 1, em Lyon. Para Ogden, é um risco da profissão, e Luis Enrique descansou e rodou todas as suas figuras ao longo da temporada. Considera que o treinador fez bem em lançar os craques, porque era uma rara oportunidade de os melhores medirem forças com uma equipa capaz de os desafiar. Os melhores do PSG ganham muito mais contra Barcelona e Manchester City do que contra Le Havre ou Auxerre. Se os guardassem para jogos como este, teriam uma época aborrecida e sem desafios em França.
Lindop concorda. Apesar de o novo formato retirar importância aos jogos da fase de liga, PSG-Barcelona é sempre um jogo de grande cartaz, e nada garante que as lesões não surgissem noutro momento. O PSG tem o luxo de poder descansar jogadores na competição interna para chegar ao melhor nível na Champions, uma abordagem que lhe rendeu nas últimas duas épocas. Ainda assim, lamenta a gravidade da lesão de Kvaratskhelia: quando está em forma, é dos jogadores mais empolgantes da Europa e dá outra dimensão à equipa. O PSG continua favorito a revalidar o título, mas perder um talento destes é um golpe enorme.
Marcotti admite o risco de ser aborrecido e junta-se aos colegas: pode lesionar-se a qualquer altura, e o que não se quer é lesões por excesso de jogos e fadiga, algo que não afeta o PSG. Lembra que o PSG ganhou a liga por seis pontos e só chegou ao primeiro lugar em meados de janeiro. Se perder em Lyon no domingo, pode cair para o sexto lugar. Perder Kvaratskhelia torna a equipa pior, mas há alternativas ofensivas: Maghnes Akliouche, Ferran Torres e Mika Godts. Na sua opinião, são mais difíceis de substituir o central Willian Pacho ou Vitinha no meio-campo.
Tighe pergunta se não estamos a subestimar Kvaratskhelia. Defende que é o melhor extremo esquerdo do mundo, assumindo que Kylian Mbappé é hoje um avançado relutante, e um dos dez melhores jogadores do planeta. Perdê-lo para a época é um golpe duro. O PSG tem mais munições nas alas, com Désiré Doué a crescer e um reforço de peso no verão, mas o estilo de Luis Enrique é intenso e exige profundidade. Perdem o melhor extremo, e é azar para os parisienses e pena para o jogo.
O Liverpool de Iraola é real ou uma falsa alvorada?
O Liverpool voltou a vencer na terça-feira. Caiu para 2-0 frente ao Villarreal por culpa própria, mas reagiu com quatro golos seguidos e venceu por 4-3. Tem pleno na Champions e só perdeu uma vez em todas as competições (com o Manchester City). Mesmo assim, Bradley Barcola, Florian Wirtz e Alexander Isak ainda não mostraram o seu melhor, Dominik Szoboszlai está com problemas físicos, a lateral direita continua indefinida (com elogios a Ronald Araújo, que rende como empréstimo de emergência) e as exibições de Rio Ngumoha escondem problemas de fundo.
Lindop diz que ninguém no Liverpool tem ilusões de que a equipa de Andoni Iraola ainda é um trabalho em curso. Parece um nível abaixo dos melhores da Europa e foi particularmente fraca na primeira meia hora contra o Villarreal. Acha-a demasiado frágil para ganhar a Premier League e provavelmente a Champions, embora na Europa nunca se possa descartá-la. Iraola implementa um novo sistema com jogadores ainda a conhecerem-se, e por isso pede paciência, sobretudo com os problemas de lesões. Ngumoha, de 18 anos, é motivo de otimismo: fez a exibição mais completa com a camisola do Liverpool e tem um futuro muito risonho em Anfield.
Tighe considera a exibição de Ngumoha o grande ponto positivo, além dos três pontos. Brilhou na ala direita e parece capaz de resolver um verdadeiro quebra-cabeças de Iraola. Os reds começaram a época com quatro extremos que preferem jogar à esquerda, o que criou um desequilíbrio óbvio. Iraola já experimentou várias opções (Cody Gakpo, Víctor Muñoz, Ngumoha), e é Ngumoha quem parece poder impor-se.
Marcotti fala de falsa alvorada no sentido de que Iraola não é um treinador de impacto imediato nos resultados. O seu futebol é diferente e demora mais a assimilar. O Bournemouth só somou três pontos nos primeiros nove jogos com ele e depois melhorou época após época: de 11.º para 9.º e para 6.º. Será lento, porque herdou um plantel mal construído, com jogadores que nem sempre se encaixam no que quer fazer. Virgil van Dijk, o líder defensivo, deverá sair, e Iraola terá de recomeçar a defesa na próxima época. Já o fez no Bournemouth, onde perdeu três dos quatro defesas num verão e voltou mais forte. Está ainda sem o avançado titular, Hugo Ekitike, até ao novo ano. Os resultados vão oscilar consoante os indivíduos, a começar por Araújo a lateral direito. Marcotti vê sinais: mesmo a jogar mal, Ryan Gravenberch aprende muito, Jérémy Jacquet ganha confiança e Muñoz parece aproveitável. Só espera ver um verdadeiro Liverpool de Iraola daqui a um ano, no mínimo.
Ogden acha que o Liverpool segue bem. Está em transição e não vai disputar o título com Arsenal e Manchester City, mas todos os clubes sofrem quando carregam no botão de reinício. Ngumoha é o talento ofensivo mais brilhante, o que não abona a favor de Wirtz e Barcola, mas a equipa é entusiasmante no ataque e deverá marcar mais do que sofre na maioria dos jogos. Em Anfield é preciso paciência. E, diz, podia ser pior: basta olhar para o Manchester United.
Carrick deve ser despedido já ou só na pausa internacional?
O Manchester United foi humilhado ao perder por 4-1 no pequeno campo do Como e ainda trocou críticas após o jogo, com o capitão Bruno Fernandes a questionar abertamente a tática de Michael Carrick. E Lisandro Martínez tinha razão no desabafo da semana passada?
Tighe garante que não pode ser tudo culpa de Carrick, porque um clube precisa de funcionar a todos os níveis, mas acha que a entrevista de Martínez safou Carrick em grande medida. A equipa está mal montada, não funciona bem e podia estar muito melhor com os jogadores atuais. O United terminou o verão sem lateral esquerdo e sem avançado, mas contratou bons médios que estão a render muito mal. Intriga-o que Youri Tielemans tenha passado de um dos melhores médios da Premier League a alguém longe desse nível. Se Tielemans falha, Andrey Santos merece mais tolerância. Carrick tem muita responsabilidade, mas não toda.
Ogden concorda, mas aponta algo evidente toda a época: os jogadores do United não parecem em forma. Os números de corrida estão entre os piores da Premier League, e isso é responsabilidade do treinador e da equipa técnica. O plantel está cheio de desajustados, alguns (como Luke Shaw) desde a era de Louis van Gaal (2014-16), e demasiados jogadores são fracos, velhos ou ambos. Carrick tem de sair porque não está qualificado para um cargo desta dimensão, e nunca funciona quando um treinador interino fica em definitivo. O United precisa de alguém que ponha os jogadores em forma, os organize e traga disciplina. E acena com o nome de Antonio Conte.
Lindop sente alguma pena de Carrick. Os comentários de Martínez indicam um clube em desordem nos bastidores, mesmo que o United queira passar união. Carrick é o mais recente de uma longa lista de treinadores a sofrer em Old Trafford, e não há solução mágica se a hierarquia acima dele não mudar. Concorda que os dias de Carrick estão contados: fez um excelente trabalho a estabilizar o barco na época passada, mas nunca teve o pedigree para o cargo a longo prazo. Conte animaria as coisas, mas seria uma união que acabaria em desastre, embora desse bom conteúdo para o documentário "All or Nothing" do clube.
Marcotti responde diretamente a Ogden, que dissera que nunca funciona e que Gab talvez tivesse um exemplo para provar o contrário. Lista vários treinadores interinos de sucesso:
Roberto Di Matteo ganhou a Champions League. Zinedine Zidane ganhou três. Hansi Flick ganhou o Triplete e vai bem no Barcelona. Tony Barton ganhou a Taça dos Campeões no Aston Villa. Edin Terzic ganhou a Taça da Alemanha e chegou à final da Champions. Garry Monk substituiu Michael Laudrup num Swansea ameaçado de descida e levou-o ao oitavo lugar na época seguinte. Chris Coleman agarrou o Fulham ameaçado de descida e levou-o ao nono lugar no ano seguinte.
O problema, diz, é que todos tinham jogadores excecionais ou um clube sólido, ou ambos. O United não tem nem uma coisa nem outra. Marcotti separa duas questões. A primeira é se Carrick consegue levar o United onde quer: provavelmente não, e por isso deve sair. O salto foi demasiado grande, é difícil adaptar-se ao futebol a meio da semana e é evidente que este grupo, a correr a meio gás, não o acompanha. Num jogo tão importante, os únicos jogadores de campo seniores no banco eram Joshua Zirkzee, Amad Diallo e Carlos Baleba. A segunda é o que está mal no clube, e aí Martínez tinha razão: há problemas graves de comunicação e deriva. Não se trata só do mercado e das escolhas de Jason Wilcox, mas de responsabilização e visão, e isso não se resolve depressa.
Ogden aceita Zidane e Flick, mas lembra que Di Matteo saiu meses depois de assinar novo contrato, o destino que espera Carrick. Marcotti responde que Ogden ignora Coleman, Barton, Monk e Terzic, e que a maioria dos adeptos do United aceitaria que Carrick ganhasse a Champions e depois fosse despedido.
O empate entre Bayern e Arsenal diz mais sobre quem?
Bayern de Munique e Arsenal, dois candidatos, empataram 2-2 num jogo entusiasmante. O Arsenal esteve quase com força máxima (sem William Saliba), enquanto o Bayern não tinha Joshua Kimmich, Michael Olise (suspenso) nem Jamal Musiala. Luis Díaz entrou do banco, mas saiu lesionado.
Lindop viu um jogo de grande qualidade, com três golos brilhantes. Acha que o Arsenal sai mais satisfeito, não só por ter empatado tarde, mas por mais uma exibição madura fora de casa que mostrou como é difícil de bater na Europa. Perder Saka na primeira parte foi um golpe, mas Eberechi Eze esteve bem ao substituí-lo e, se há plantel equipado para lidar com lesões, é o do Arsenal. Quanto ao Bayern, é difícil avaliá-lo com tantos lesionados. Vincent Kompany ficará desiludido com a gestão do jogo em vantagem por 2-1, mas será outra proposta quando regressarem os craques.
Marcotti diz que, sem o Barcelona-PSG, este seria o jogo da ronda. Perder Saka aos 10 minutos não ajudou, mas o Arsenal mostrou muito carácter. Foi o Arsenal da época passada: compacto, a defender baixo e a jogar em transição. Não deve jogar assim em todos os jogos (nem Mikel Arteta acha), mas era a abordagem certa fora de casa. Não é adepto de Viktor Gyökeres, mas foi a escolha certa, e duvida que Kai Havertz tivesse feito o passe de Gyökeres para o golo de Declan Rice. Sobre o Bayern, estava desiludido por ter estado a ganhar 2-1 em casa e não ter vencido, mas há que avaliá-lo com contexto: nota-se ainda mais a falta de Kimmich, e Tom Bischof é ótimo mas está longe da liderança do colega. Alphonso Davies mostrou que ainda serve como extremo, e a ausência de Olise deixa um buraco enorme. O que mais o impressionou foi que, com ambas as equipas físicas e compactas, os dois primeiros golos nasceram de passes notáveis em transição: Martin Ødegaard, claro, mas sobretudo Harry Kane. O Arsenal anulou o Bayern, mas não o velho truque de Kane a recuar e a encontrar extremos em corrida. Não há resposta para isso.
Ogden sustenta que o Bayern tem melhor plantel, mais talento individual e um goleador, Kane, que é exatamente o que o Arsenal precisa para subir de nível. Ambos vão longe, mas, se não tivesse apanhado o PSG nas meias-finais da época passada, o Bayern teria chegado à final. Tem mais opções, flexibilidade tática e joga num campeonato menos competitivo do que o dos Gunners, pelo que é melhor aposta para ganhar a prova. Para Ogden, PSG, Bayern e Barcelona estão acima do resto, e o Arsenal está no grupo seguinte. Arteta precisa de acrescentar variedade e ousadia à tática para ameaçar os três grandes.
Tighe vê um resultado que serve todos. O Bayern espera sempre ganhar em casa, mas com tantas ausências e sendo "apenas" um jogo da fase de liga, o empate é digerível. O Arsenal fez o que precisava, e o facto de a lesão de Saka não o ter abalado muito é um grande ponto positivo. A gravidade da lesão de Saka é o que mais preocupará Arteta, não os pontos perdidos. Empatar a deslocação do pote um é perfeitamente aceitável.
O que mais se destacou na terceira jornada?
Tighe escolhe o Manchester City, que desmontou o AEK Atenas por 5-1 em grande parte graças a um grupo de jogadores formados na academia. Num momento em que o foco recai, com razão, nos enormes gastos do City nos últimos 15 anos, ganhar um jogo de Champions com exibições de jovens foi um bom tónico para os adeptos, embora poucos tenham aparecido. Phil Foden foi a estrela, com um hat-trick, mostrando ao treinador Enzo Maresca que tem fogo no estômago. Rico Lewis assistiu a dois desses golos, e Floyd Samba, de 17 anos, ganhou o livre que deu início a tudo. Depois entraram Ryan McAidoo e Kaden Braithwaite, ambos de 18 anos, e tiveram impacto: o primeiro serviu Foden para o terceiro golo.
Ogden contrapõe que a fraca assistência no Etihad preocupa. Compreende que o futebol é caro para os adeptos, mas as muitas cadeiras vazias mostram a base de adeptos relativamente pequena do City, que não condiz com receitas comerciais ao nível do Real Madrid e acima do Manchester United. Quando o United recebeu o Sabah FK em Old Trafford no mês passado, 73.685 adeptos pagaram para ver o jogo, porque o United tem uma enorme base de apoio que preenche os lugares dos habituais ausentes. Contra o AEK, a assistência oficial no City foi de 40.042 pessoas, e Ogden brinca que talvez tenham contado as bananas insufláveis. Sem piadas, quando os habituais não podem pagar, o City não tem adeptos suficientes para ocupar os bilhetes livres. Não há vergonha nisso, mas um clube que se diz superpotência comercial global precisa de encher o estádio, como fazem Real, United, Liverpool e Bayern.
Lindop destaca Harry Kane, com a cerimónia da Bola de Ouro marcada para segunda-feira. Kane não esteve no seu melhor no 2-2 com o Arsenal, mas saiu com um golo e uma assistência: serviu Davies de forma brilhante e converteu com frieza o penálti. O registo goleador é fenomenal, mas é a variedade de passe que o torna um prazer de ver. Com a precisão que mostrou frente ao Arsenal, noutra noite podia ter terminado com três assistências. Admite o enviesamento inglês, mas torce por ele na cerimónia em Londres.
Marcotti acha que já houve críticas suficientes ao City e que a Bola de Ouro lhe é indiferente, por isso foca-se no Como. Nico Paz podia entrar em praticamente qualquer equipa do mundo, e Marcotti fica contente por o mostrar num palco grande. Aponta ainda que o Como jogou sem três titulares (Trevoh Chalobah, Assane Diao e Moise Kean) e que o United não sofria quatro golos num jogo desde maio de 2025, em casa do Brentford. Cesc Fàbregas é para levar a sério. E embora o Como tenha gasto acima das possibilidades e provavelmente venha a pagar um preço pesado pelo Fair Play Financeiro, os jogadores em campo são na maioria jovens ou jogadores medianos renascidos sob a orientação de Cesc.