As bicicletas de ginástica são um dos instrumentos desportivos mais difundidos em casa. Com eles, podemos fazer exercício cardiovascular, queimar calorias e podemos até (finalmente!) adicioná-lo à nossa rotina de perda de peso.

Poder fazer exerc√≠cio sem ter de sair de casa, dependendo das condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas ou do pagamento de gin√°sios, s√£o incentivos suficientes para considerar a compra deste produto.

Em suma, √© um dispositivo muito √ļtil que nos permitir√° manter a forma em todas as alturas do ano. Para n√≥s, o modelo de bicicleta est√°tica Skandika Unisex’s Folding Exercise Bike destaca-se pela sua rela√ß√£o qualidade-pre√ßo muito pr√≥xima, com caracter√≠sticas de conforto cuidadosas e capaz de se dobrar para caber em qualquer espa√ßo.

Algumas dicas preliminares

Este dispositivo permitir-nos-á treinar especialmente as nádegas e as pernas. No entanto, é importante salientar os seguintes conselhos de peritos destinados a iniciantes neste tipo de desporto:

  • Nunca devemos utilizar este tipo de produto sem aquecer antes de o utilizar e esticar ap√≥s o exerc√≠cio.
  • Excepto no caso das bicicletas de spinning que requerem que nos inclinemos mais durante o exerc√≠cio, teremos de nos certificar que a bicicleta nos permite utiliz√°-la com uma postura correcta. Ou seja, que nos permite ter sempre uma retaguarda.
  • A utiliza√ß√£o de roupas e cal√ßado adequados ao exerc√≠cio permitir-nos-√° suportar melhor a sess√£o e melhorar as nossas notas.
  • Tenha sempre uma garrafa de √°gua √† m√£o. √Č importante estar sempre hidratado durante o exerc√≠cio.

O que é preciso ter em atenção ao comprar uma bicicleta de exercício

Tipo de bicicleta

Uma das primeiras decis√Ķes a serem tomadas √© o tipo de bicicleta que pretendemos:

  • Bicicleta de est√°tica tradicional: Estas s√£o bicicletas estacion√°rias, ocupam muito espa√ßo e s√£o as que mais se parecem com uma bicicleta verdadeira. S√£o normalmente as mais confort√°veis, uma vez que imitam o comportamento de uma bicicleta quando usadas. Em geral, n√£o s√£o concebidos para uma forma√ß√£o muito intensa. No entanto, s√£o perfeitos para ficar e manter-se em forma.
  • Bicicleta est√°tica dobr√°vel: S√£o perfeitas para espa√ßos pequenos. S√£o normalmente mais pequenas do que as anteriores e podem ser dobradas para serem armazenadas em qualquer lugar. No entanto, embora sejam bastante robustos, devemos descart√°-los se o nosso peso for elevado. E a partir dos 100kg ser√° melhor pensar noutro tipo.
  • Bicicleta de est√°tica reclin√°vel: Tem um encosto e o banco est√° ligeiramente acima dos pedais. A sensa√ß√£o e posi√ß√£o √© semelhante √† dos pequenos barcos a pedal que podemos encontrar nas praias. √Č a mais confort√°vel de todas porque tem um encosto, e a melhor op√ß√£o se sofrermos de dores lombares. Apesar de tudo, constatamos que s√£o bastante grandes, pelo que temos de nos certificar de que temos espa√ßo para o manter.
  • Bicicletas de Spinning : S√£o para treinos intensivos, frequentes e duradouros. Simulam a bicicleta de um ciclista profissional e s√£o adequados para os utilizadores mais exigentes. N√£o s√£o os mais recomendados para come√ßar a desfrutar deste desporto, uma vez que s√£o duas vezes mais caros do que os outros. Mas far√° muito sentido optar por uma bicicleta de exerc√≠cio para girar se j√° temos experi√™ncia neste tipo de ciclismo e j√° estamos em forma para aumentar a intensidade do nosso exerc√≠cio.

O nosso peso

Esta é uma das primeiras coisas que devemos considerar ao comprar uma bicicleta de exercício. Porque cada um suporta um peso máximo específico. E se ultrapassarmos isto, vamos encurtar consideravelmente a vida da nossa bicicleta.

Esta informação pode ser facilmente encontrada na descrição técnica do produto.

Como regra geral, se ultrapassarmos 100kg, devemos evitar dobrar as bicicletas e optar por bicicletas tradicionais ou reclin√°veis, uma vez que s√£o mais robustas.

Claro que, se ultrapassarmos os 100kg, mas temos mais m√ļsculo que gordura e estamos realmente em boa forma, podemos considerar a bicicleta girat√≥ria como a nossa melhor op√ß√£o.

Resistência

A resistência é o que nos permitirá regular a intensidade do exercício. E poderemos escolher entre 3 tipos:

  • Resist√™ncia friccional: √Č semelhante ao que acontece com as bicicletas normais. O que realmente tem s√£o “pastilhas de trav√£o” localizadas no volante (um disco que simula as rodas da bicicleta). Quanto mais ajustarmos os trav√Ķes, mais dif√≠cil ser√° pedalar e mais intenso ser√° o exerc√≠cio. Este n√£o √© o sistema mais aconselh√°vel, porque o desgaste das pastilhas de trav√£o causa um ru√≠do desconfort√°vel durante a utiliza√ß√£o. Al√©m disso, precisam de ser mudadas de poucos em poucos meses ou impedir√£o que voc√™ pedale sem problemas.
  • Resist√™ncia magn√©tica: Estas s√£o as mais recomendadas actualmente. Conseguem uma pedalada suave e, como funcionam atrav√©s de √≠manes, n√£o se desgastam devido ao uso ou causam ru√≠dos inc√≥modos. Al√©m disso, o n√≠vel de intensidade com este sistema pode ser regulado atrav√©s de um bot√£o, o que o torna um sistema mais confort√°vel.
    √Č bom que fique claro que, gra√ßas a esta resist√™ncia, conseguiremos regular a intensidade do exerc√≠cio que queremos fazer.

Como regra geral, na maioria das bicicletas de exercício encontrará níveis de intensidade ou dificuldade entre 1 e 10 ou entre 1 e 20 que pode seleccionar.

O objectivo é poder simular, em termos de dificuldade, uma subida (com maior intensidade) ou um terreno plano liso (com a menor intensidade).

Peso do volante de inércia

Como mencionado, o volante é o disco que simula as rodas da bicicleta. O peso deste disco é o que regula a suavidade da pedalagem.

Quanto mais peso tiver o volante, mais suave e silencioso ser√° o volante. No entanto, se optarmos por uma leve, a pedalada ser√° √°spera e complicada.

Para principiantes, é aconselhável movimentar-se no intervalo de cerca de 2 quilos. No entanto, se procurarmos algo mais profissional, o volante não deve descer abaixo dos 7 kg.

Ecr√£ ou consola

Esta é uma pequena tela normalmente localizada no guiador ou barra da bicicleta (excepto para as reclináveis que estão localizadas na frente do selim).

Embora possamos encontrar bicicletas sem este ecrã, não o recomendamos se quiser fazer um exercício físico regular.

Este ecr√£ dar-nos-√° algumas informa√ß√Ķes b√°sicas para podermos definir objectivos de melhoria: desde a velocidade ou dura√ß√£o, √† dist√Ęncia percorrida ou √†s calorias queimadas durante o exerc√≠cio.

Actualmente, podemos encontrar alguns ecr√£s que permitem extras, como ligar m√ļsica ou medir o ritmo card√≠aco.

Skandika Unisex’s Folding Exercise Bike : O mais confort√°vel dos dobr√°veis

A marca Ultrasport é uma referência no mundo do desporto, e com as bicicletas de exercício não fica muito atrás.

Na verdade, duas das nossas melhores op√ß√Ķes s√£o desta marca, porque tem a qualidade de ajustar os pre√ßos mantendo muito mais do que padr√Ķes de qualidade aceit√°veis nos seus produtos.

O Skandika √© muito simples de montar e f√°cil de dobrar e desdobrar. Tem um design atraente e funcional, √© muito leve e ocupa muito pouco espa√ßo quando “fechado”. √Č realmente √ļtil se n√£o tivermos muito espa√ßo em casa.

Uma opção muito atractiva deste modelo é que se destaca pelo seu conforto: o assento tem um encosto para nos apoiar nos momentos de menor intensidade do exercício, ou para corrigir a postura.

√Č um bom extra se gostarmos de pedalar enquanto vemos um filme, pois desta forma podemos descansar as costas e os m√ļsculos lombares.

O assento é também bastante amplo e consegue ser ideal para quem necessita de assentos mais macios, mantendo-se confortável para pessoas mais magras.

O guiador está também concebido para poder ser segurado de diferentes formas, dependendo do tipo de exercício que se faça num determinado momento, e para evitar fadiga prematura devido à falta de movimento.

Além disso, o guiador tem um sensor de pulso para monitorizar o ritmo cardíaco através das nossas mãos.

Esta bicicleta de exercício também tem uma resistência magnética, e o peso do volante é de 8kg, por isso pedalar é suave e realmente silencioso.

Além disso, os seus 8 níveis de intensidade permitem-nos ajustar a dureza do exercício.

Pode controlar o seu progresso atrav√©s do ecr√£ incorporado que lhe indicar√° o tempo que passou, a velocidade do exerc√≠cio, a dist√Ęncia percorrida e o ritmo card√≠aco.

Como atalho, não o recomendamos para pessoas com mais de 1,85m de altura, uma vez que pode ser demasiado pequeno para elas. O peso máximo que esta bicicleta pode suportar é de 100kg.

Apesar de ser uma bicicleta dobrável com um preço muito apertado, a qualidade é evidente pela estabilidade que proporciona e pela sua robustez na sua utilização.

Mesmo assim, é uma bicicleta para uso doméstico. Não se destina a um ginásio, por isso, se esperamos fazer treino intensivo de fiação, teremos de ir a outros modelos.

Yaheetech Professional 4 Season Home Exercise Bike Fitness Cardio

A Yaheetech Professional 4 é outra opção menos cara, embora não seja tão confortável como a opção anterior, não vamos encontrar melhor qualidade por menos preço.

A desvantagem deste modelo é que ele complementa o anterior: é uma bicicleta que pode ser demasiado grande para os utilizadores mais pequenos. A razão é que a altura entre os pedais e o guiador é muito maior do que no modelo 200B.

No entanto, n√£o devemos exceder os 100 kg para utilizar esta m√°quina.

Este modelo tamb√©m √© muito f√°cil de montar gra√ßas ao seu manual de instru√ß√Ķes claro e dobra-se facilmente, ocupando muito pouco espa√ßo e sendo facilmente transport√°vel.

Embora não tenha as características de conforto da opção anterior, é muito confortável de utilizar e com um assento bastante amplo.

No guiador encontrar√° sensores de pulso para medir o ritmo card√≠aco atrav√©s das suas m√£os. Esta medi√ß√£o ser√° reflectida no ecr√£ juntamente com todos os indicadores b√°sicos de tempo, velocidade e dist√Ęncia.

Esta bicicleta foi concebida para uma utilização doméstica suave. Os seus 8 níveis de intensidade vão permitir-nos escolher o tipo de formação que pretendemos.

No entanto, √© suficientemente robusto para resistir a longas sess√Ķes de treino com a m√°xima intensidade.

O volante é um pouco mais leve do que desejaríamos e a resistência é por fricção. Por isso, devemos ter presente que é possível que, com o uso, se acabe por fazer algum ruído durante o treino.

Em suma, se estamos à procura de algo que possa ser armazenado num espaço pequeno e medimos mais de 1,75m, esta é uma boa opção com uma relação preço-desempenho realmente apertada que irá satisfazer as nossas expectativas e permitir-nos-á mantermo-nos em forma.

Sportstech ESX500: O mais completo tradicional

Se não tivermos problemas de espaço, podemos optar por uma bicicleta de exercício tradicional, como este modelo Sportstech.

√Č uma op√ß√£o muito robusta e tamb√©m adequada para utilizadores mais pesados, uma vez que pode suportar at√© 120kg.

Esta moto é um dos modelos tradicionais mais completos, e destaca-se pela sua tecnologia.

Possui um visor digital de 5,5 polegadas que, além de medir a evolução dos dados básicos, permite-nos registar dados de vários utilizadores e conceber o nosso próprio programa de formação.

Possui 12 programas pr√©-configurados que podem ser modificados pelo utilizador, e permite que o ecr√£ seja ligado a um dispositivo Android ou iOS para op√ß√Ķes mais avan√ßadas.

√Č f√°cil de montar porque tem um manual de instru√ß√Ķes muito claro e, se n√£o tiver, podemos aceder a v√≠deos de montagem passo a passo. Dentro de menos de uma hora t√™-lo-emos montado e pronto para come√ßar a pedalar.

Embora não seja uma bicicleta particularmente leve, tem rodas dianteiras para facilitar o transporte de uma sala para outra, pelo que é aceitavelmente fácil de conduzir.

Também se destaca pelo seu disco de inércia. Na sua gama de preços, não encontramos um disco de inércia nesta categoria (12kg). Isto contribui para uma pedalada fluida e absolutamente silenciosa, aproximando o desempenho desta bicicleta tradicional ao de uma bicicleta que gira.

O lado negativo é que o sensor de pulsação nem sempre funciona como deveria. Se queremos fazer um acompanhamento realmente preciso, teremos de procurar um dispositivo mais específico.

Caso contr√°rio, √© uma grande op√ß√£o e muito vers√°til para todos os tipos de utilizadores e pesos. √Č suficientemente robusto para durar muitos anos, mesmo quando utilizado em plena intensidade, numa base di√°ria.

E se quisermos fazer uma formação mais detalhada, é perfeito acompanhar a nossa evolução.

Sportstech F-Bike X100 Fitnessbike : O tradicional mais barato

Se estamos à procura da bicicleta de exercício tradicional mais económica, vamos adorar este modelo da Sportstech. No entanto, é para utilizadores com menos de 1,70m de altura e com um peso máximo de 100kg.

Se cumprirmos estes requisitos, o Sportstech F-Bike X100 é a nossa opção mais acessível para todos os bolsos.

Apesar de não dobrar, tem um design muito compacto para não ocupar muito espaço em casa.

Tem um bom volante de 5 kg e resistência magnética, o que garante o seu silêncio durante a utilização.

Tem também 8 níveis de intensidade para adaptar o exercício às nossas necessidades em todos os momentos.

Do lado negativo, encontramos uma bicicleta algo complexa para andar, uma vez que as suas instru√ß√Ķes n√£o a tornam completamente f√°cil. Mas podemos encontrar tutoriais na Internet que nos ajudar√£o.

Uma vez montado, é facilmente transportável, uma vez que é pequeno e leve.

Incorpora também um ecrã que medirá o tempo, a velocidade e as calorias queimadas. No entanto, este modelo não mede o ritmo cardíaco.

√Č uma bicicleta concebida para uma utiliza√ß√£o di√°ria n√£o demasiado intensiva, uma vez que n√£o √© uma bicicleta de gin√°stica.

Para utilizadores bastante curtos, √© uma boa op√ß√£o para manter a forma e a rotina di√°ria sem grandes pretens√Ķes.

Zzxxo Indoor Cycling Bike: O melhor em qualidade e preço para a fiação

Se estamos à procura de uma bicicleta para começar a girar, a Zzxxo Indoor Cycling Bike é uma das mais populares devido à sua boa relação qualidade/preço.

Nesta bicicleta podemos ajustar tanto o selim (horizontal e vertical) como o guiador, para que seja confortável para todos os utilizadores. E é capaz de suportar utilizadores de até 120kg.

√Č muito f√°cil de montar, e em meia hora podemos t√™-lo pronto para come√ßar a pedalar.

Todos os materiais s√£o de alta qualidade. A sela pode ser um pouco desconfort√°vel para muitos utilizadores, mas pode ser fixada com uma tampa de gel.

Possui um volante de 24kg, que permite uma pedalagem suave, confort√°vel e muito fluida.

Também nos permitirá fazer treinos completos de fiação sem que a bicicleta sofra, graças à sua estrutura de aço, o que a torna muito estável.

Com este volante, a moto não vai ficar aquém mesmo que sejamos utilizadores mais experientes.

No seu ecr√£ LCD podemos encontrar os indicadores b√°sicos: velocidade, calorias, dist√Ęncia percorrida, dura√ß√£o e pulso. Mas talvez nos falte mais alguma funcionalidade para este modelo em termos de m√©trica.

Como extra, vem com um acessório para segurar uma garrafa de água e um suporte para telemóvel.

Ocupa muito espaço, mas tem algumas rodas dianteiras que facilitarão a sua deslocação de uma sala para outra, se necessário.

Um dos seus grandes pontos positivos é o seu preço, realmente ajustado para uma bicicleta giratória. Apesar da sua utilização diária intensiva, é robusto e não se deteriora facilmente com o tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *